7 passos para montar um portfólio de arquitetura
Na hora de montar seu portfólio de arquitetura algumas dúvidas podem surgir, por exemplo: “Como montar seu portfólio de arquitetura?”, “O que colocar no portfólio de arquitetura?” ou “Quantas Páginas Deve Ter um portfólio de arquitetura?”.
Essa lista apresenta 7 passos bastante simples para montar um portfólio de arquitetura que garantirá que você se apresente como profissional com competência e qualificação para concorrer e ganhar vagas em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Lembre sempre que o portfólio é muito mais que uma maneira de ajudar você a demonstrar suas habilidades profissionais, também é isso, mas vai muito além, sendo um reflexo da maneira como você deseja que os outros vejam a sua imagem, suas forças, suas características que diferenciam você frente a colegas.
Conte sempre a verdade
Um portfólio é um cartão de visitas no mercado de trabalho e ele precisa não apenas mostrar sua competência enquanto profissional como deve refletir os seus valores pessoais para as empresas com quem você quer trabalhar. Falar a verdade é essencial para quem quer ter uma identidade profissional íntegra.
Além disso, o portfólio deve ser um atestado visual das suas habilidades como arquiteto e é fácil identificar quando alguém coloca trabalhos e recursos técnicos que não possui quando a parte prática do trabalho for realizada.
Seja Objetivo
Objetividade é crucial para uma apresentação profissional ser bem sucedida, para isso você deve escolher aqueles trabalhos que ressaltam suas habilidades e melhor se relacionam com a vaga que está sendo pretendida.
O portfólio pode ter quantas páginas forem necessárias para evidenciar suas capacidades profissionais, mas se você estiver com cerca de quarenta páginas talvez seja hora de reduzir algumas coisas desnecessárias.
Um portfólio objetivo e organizado demonstra a sua organização e capacidade de simplificar os problemas no trabalho e ajuda que seu contratante possa conhecer o que realmente importa na sua profissão o mais rápido possível.
Valorize a apresentação do seu trabalho
O seu portfólio é a sua identidade profissional visualmente, então é importante escolher uma formatação para ele que ajude seu trabalho a se destacar, você pode utilizar imagens 3D, croquis, plantas ou o que for fortalecer a melhor impressão possível do que está sendo apresentado, além disso é importante fazer as características do trabalho corresponderem com aquilo que vai ser mostrado.
Dê espaço para cada informação que você quer apresentar sobre seu trabalho ser absorvida, é muito importante demonstrar suas habilidades de distribuição espacial, diagramação e senso estético pois essas são diretamente ligadas ao trabalho do arquiteto.
Valorize e invista bastante tempo pensando, planejando e desenhando um portfólio que reflita o bom gosto visual que você quer demonstrar a partir do seu trabalho, não só em como ele é, mas como ele é visto e percebido pelas empresas, contratantes e colegas de profissão.
Conte a sua história
É importante que quem vá te contratar conheça a pessoa que está se candidatando a vaga e por isso seu portfólio precisa refletir quem você é e qual a sua trajetória profissional.
O currículo vitae está junto do portfólio, mas uma boa apresentação das suas ideias e do seu trabalho dizem muito sobre quem você é e qual pode ser a diferença na maneira como as outras pessoas vão perceber e receber o seu trabalho.
Você precisa organizar a apresentação dos seus projetos com o intuito de valorizar a sua narrativa sobre seu trabalho, uma história precisa de um bom início para fisgar o público, então não tenha medo de colocar seu melhor trabalho na frente. Depois disso, é uma questão de trabalhar com a expectativa construída.
Distribua aqueles trabalhos que você considera melhor pelo portfólio, agrupá-los pode enfraquecer sua história, equilibre os atributos que você deseja mostrar que possui no seu trabalho.
Demonstre conhecimento teórico sobre a área
Não apenas mostrar o que você fez mas mostrar como você fez, qual suas ideias sobre o seu trabalho e o quão mais você pode fazer a partir de conhecimento é fundamental, além de apresentar a sua formação acadêmica, colocar desenhos de projetos que não foram executados mas que demonstrem suas habilidades enriquece seu portfólio mostrando toda sua capacidade para a vaga desejada.
Para ter um diferencial frente ao mercado de trabalho é importante sempre se manter atualizado das tendências atuais e sempre demonstrar que está se aperfeiçoando em pós-graduações, especializações e cursos que coloquem suas habilidades na linha de frente daquilo que o mercado exige.
É fundamental que você traduza todo esse aprendizado e formações na maneira como você apresenta seu trabalho, porque a identidade que você quer demonstrar como profissional é sempre estar em conexão com a sua área profissional.
Busque feedback sobre seu portfólio
Feedback é uma ferramenta fundamental para quem olha para o futuro, então estar aberto a críticas e sugestões sobre seu portfólio é sempre importante, entender suas forças e aquilo que pode ser melhorado na maneira como você apresenta seu trabalho é uma maneira de fazer cada vez melhor.
Então buscar feedback de colegas de profissão e amigos é uma estratégia interessante para melhorar a qualidade do seu portfólio.
Divulgue seu portfólio ao máximo
Aprimorar seu portfólio até se tornar a melhor apresentação possível de seu trabalho não basta mandar para empresas do ramo e acreditar que acontecerá tudo em um passe de mágica.
É importante enviar para colegas e conhecidos para que seu portfólio seja um cartão de visitas do seu trabalho e que o máximo de gente o conhecerá.
Além disso, é importante atualizar suas informações e trabalhos para sempre estar preparado para os próximos passos da sua carreira.
Depois de realizar estes 7 passos, ter um excelente portfólio, contatos e divulgação feitos, chega a hora de se preparar para receber clientes. Mesmo que você trabalhe sozinho, para prestar serviços para pessoas físicas e jurídicas você precisa ter um CNPJ.
Antigamente isso poderia ser um problema, algo trabalhoso e lento, mas a contabilidade online mudou totalmente esse quadro.
A Contabilizei ajuda você a abrir a sua empresa de forma rápida e fácil, além de cuidar de toda sua contabilidade com maior eficiência e custos menores.
Posts Relacionados
Quanto ganha um arquiteto? Salários no Brasil em 2024
Para quem gosta de decoração ou tem afinidade com engenharia civil, a arquitetura é uma formação bastante conhecida e requisitada...
Logo de arquitetura: saiba como criar sua identidade no mercado
Para criar um logo de arquitetura é preciso considerar critérios como adequação, facilidade de compreensão, distinção, versatilidade. Perfil do público-alvo...
CNPJ para Arquiteto: Devo ou não ter uma empresa?
A necessidade de CNPJ para um Arquiteto dependerá do faturamento da empresa e do público-alvo do profissional, já que é...
Mural de recursos para o empreendedor
-
Categorias do Blog
-
Categorias por atividade
-
Está abrindo sua empresa?
-
Portes de empresa
-
Natureza Jurídica
-
Regimes de tributação
-
Tudo sobre CNAE
-
Simples Nacional
-
MEI
-
Autônomos
-
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
-
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Guilherme Soares
Guilherme Soares é vice-presidente de Aquisição e Receita da Contabilizei, onde atua desde 2018. O executivo lidera as verticais de negócios de Aquisição de Novos Clientes e de Gestão dos Clientes, sendo responsável por growth marketing, comercial, novos negócios, produtos e gestão da unidade de negócios, áreas que são essenciais para garantir a atração, a conversão e a fidelização de clientes. Como um dos responsáveis pelo crescimento acelerado da companhia, reúne as ferramentas e as habilidades necessárias para implantar teses de crescimento e gerir a qualidade dos serviços prestados, visando conquistar diferentes patamares e sustentar a liderança de mercado em um ambiente competitivo. Engenheiro formado pela USP, concluiu mestrado em Gestão e Administração de Negócios pela London Business School e participa constantemente de programas de treinamento relacionados à gestão e ao crescimento de negócios, como o programa Empreendedorismo e Competitividade na América Latina pela Columbia Business School e o Innovation & Growth da universidade de Stanford. No passado, exerceu a função de consultor estratégico de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo.